Projetos Patrocinados

Voltar

Artes Cênicas

Produção

Grupo Giramundo

Responsável: Giramundo Teatro de Bonecos

O grupo mineiro Giramundo, dedicado há mais de 40 anos à produção de teatro de bonecos, teve o projeto “Giramundo 40 - Alice no País das Maravilhas” contemplado pelo Programa Petrobras  Cultural 2010, na Linha Produção e Difusão, e categoria Manutenção de grupos e companhias de teatro.

O principal objetivo desta área de seleção pública é contemplar grupos dedicados à produção cênica contemporânea, voltada para a concepção de um projeto de linguagem estética original e comprometida com investigações de linguagem, elaboração crítica e promoção de diálogo com outras áreas artísticas e do conhecimento.

O grupo, que tem no currículo mais de 33 espetáculos, desenvolve um trabalho criativo marcado por dois enfoques complementares: um tradicional, interessado pelas formas históricas do teatro de bonecos, e outro experimental, orientado pela pesquisa das possibilidades de encenação nesta modalidade. Nas suas últimas montagens, o Giramundo introduziu, também, o video, o que possibilitou experiências de intercâmbio entre o teatro de bonecos e video-animação.

Alice no País das Maravilhas

O desenvolvimento do projeto, que terá duração de dois anos, é fruto dessa ação de conectar teatro de bonecos e vídeo, para a criação do raro “boneco digital de performance em tempo real”, e trabalhando  nas fronteiras de outros campos como a mecatrônica, o ecodesign, a dança, a música e a animação stop-motion.

O projeto prevê pesquisa no uso do boneco digital, na trilha sonora quadrifônica, na mistura entre stop-motion e manipulação em tempo real e na inclusão da energia elétrica como propriedade dos novos bonecos. O formato trilogia permite um modo de apreciação de propostas plásticas e estéticas amplo e abrangente, que proporciona uma visão mais clara e definida dos eixos de pesquisa e interpretação comuns entre peças distintas.

Atividades

Ano I

- elaboração de roteiro adaptado
- planejamento teórico, de produção e de montagem
- oficinas preparatórias e trabalhos com modelos, protótipos, maquetes, simulações 3D, plantas, projetos técnicos, teses
- criação da base do espetáculo, "preview" simulado
- construção de bonecos definitvos, de filmes e stop-motion
- modelagem 3D de personagens digitais

Ano II

- criação e desenvolvimento de projetos gráfico
- construção de cenografia e figurinos
- plano luminotécnico
- preparação de marionetitas
- atividades de palco
- teste seletivo (try out)
- circulação de espetáculos de repertório - "Pinócchio" e "Vinte mil léguas" - Belo Horionte/MG
- estreia e circulação de novo espetáculo - "Alice no País das Maravilhas" - Belo Horionte/MG, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP

Outras realizações do Giramundo

* abertura do Museu Giramundo, em 2001, para proteção e acesso ao acervo produzido.
* A Escola Giramundo, que oferece cursos regulares de formação de marionetistas, criando espaço para a difusão de métodos e técnicas desenvolvidos nos espetáculos de teatro de bonecos.
* O canal de videos Giramundo, no YouTube, disponibiliza parte da história do grupo e serve como balão de ensaio para criação de programação para TV.
* Lançamento dos livros "Bonecos Passo-a-Passo" e "Manual do Marionetista" - estímulo à reflexão e à elevação do nível crítico no teatro de bonecos, por meio da publicação de literatura especializada sobre o tema no país.
* coleção “Giramundo Reconta” - projeto de publicação de livros de contos, ilustrados por bonecos, com fotografias do estúdio de animação do Giramundo.
* intercâmbio entre música e performance de bonecos nas parcerias Giramundo com a banda Pato fu (show Música de Brinquedo) e com o compositor Elomar (show Auto da Catingueira).

Projetos relacionados:
- Grupo Sobrevento
- Companhia PeQuod
- Companhia Carroça de Mamulengos