Projetos Patrocinados

Voltar

Música

Difusão

Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras

Responsável: ND Comunicação Ltda

O Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras, projeto convidado do Programa Petrobras Cultural, acontece na cidade do Rio de Janeiro há três edições.

Com o objetivo de promover debates sobre o processo de integração racial no Brasil,  a 4ª edição do Festival ocorreu de 25 a 30 de janeiro de 2011, com entrada franca e, pela primeira vez, foi sediado na Academia Brasileira de Letras, levando as discussões ligadas ao universo afro-brasileiro a esse importante espaço de reflexão e produção de conhecimento do país.

O Festival foi composto por três eventos integrados:

- Seminário "Inserção e Realidade"

Três mesas-redondas para discussões sobre a história, a cultura e a realidade dos cidadãos afrodescendentes na sociedade brasileira, participação de pesquisadores, jornalistas e personalidades ligadas ao tema.

- Espetáculos de Música e Dança

Apresentações de 12 grupos musicais, vindos de diversos estados do país, autênticos representantes da diversidade cultural afro-brasileira, representada por ritmos como samba, jongo, congadas, lundu e afoxé, entre outros.

- Oficinas Culturais

Artistas convidados contam sobre suas origens, sua cultura e suas influências, divulgam o seu trabalho e interagem com o público presente, participando de “aulas” de música, dança, percussão, pintura, artesanato e outras.

Programação completa e informações adicionais no site do projeto.

Projeto relacionado

Acervo Abdias Nascimento