Projetos Patrocinados

Voltar

Patrimônio Imaterial

Formação

Linha do Tucum: Artesanato Amazônico

Responsável: Instituto de Estudos da Cultura Amazônica - IECAM

Tucum é uma palmeira endêmica da Região Amazônica, da qual os índios aprenderam a utilizar os fios muito resistentes para tecer. Com eles, a primeira geração de seringueiros aprendeu a técnica de fiação, que vem sendo transmitida, desde então, aos mais novos. No imaginário popular, a linha do Tucum é a linha da lealdade que não se rompe nunca.

Linha do Tucum: Artesanato Amazônico é um projeto centrado na valorização do artesanato caboclo, na arte da fiação da Linha do tucum e de outras palmeiras e sementes nativas da floresta amazônica, criando condições para que as comunidades do Médio Juruá envolvendo trezentos e setenta pessoas, formada por ex-serigueiros, agricultores e pescadores, construam alternativas de geração de renda.

Selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2006/2007, na Linha Preservação e Memória, e categoria Patrimônio Imaterial, teve início em agosto de 2008, na região de fronteira entre os estados do Acre e do Amazonas, na Vila Céu do Juruá.

A necessidade de se recuperar e fortalecer a prática foi detectada no momento em que o artesanato local começou a depender da utilização de linhas de nylon e estruturas de metal trazidas da região Sudeste, em um processo demorado e dispendioso, fora da proposta sustentável do artesanato amazônico.

Objetivos e resultados do projeto:

- qualificação de artesãos nas técnicas de beneficiamento das fibras e sementes, melhorando a qualidade do artesanato;
- pesquisa das espécies vegetais e seus múltiplos usos, garantindo a matéria -prima utilizada no artesanato;
- gerar renda através da comercialização dos produtos artesanais;
- edição de um livro- cartilha etnobotânico,com tiragem de 1500 exemplares, registrando as espécies vegetais com fotos e ilustrações, reunindo informações úteis das palmeiras e sementes do Médio Juruá, utilizadas na confecção do artesanato;
- produção de um DVD documentário, com duração de 50 minutos, e tiragem de 50 exemplares, abordando o processo da confecção da Linha do tucum, aspectos da organização social, hábitos culturais e diversidade de palmeiras e sementes utilizadas e
- elaboração de um website retratando o projeto, principais espécies utilizadas na prática do artesanato,com foco especial no processo de manejo e fiação da linha do tucum.