Glossário

Letra A
ADR – American Depositary Receipts
Certificados negociáveis nos Estados Unidos e que representam uma ou mais ações de uma companhia estrangeira. Um banco depositário norte-americano emite os ADRs contra o depósito das ações subjacentes, mantidas por um custodiante no país de origem das ações. No caso das ações da Petrobras, em 2007 foi alterada a relação entre ações e ADRs e cada ADR passou a representar duas ações subjacentes.
Aframax
Navio petroleiro com dimensões que permitem a operação usual em portos comerciais. A capacidade de carga pode variar entre 100 mil e 120 mil toneladas de porte bruto.
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
Órgão regulador do setor de petróleo e gás natural no Brasil.
Letra B
Biodiesel
Combustível alternativo ao diesel, renovável e biodegradável, obtido a partir da reação química de óleos, de origem animal ou vegetal, com álcool, na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.
Bloco
Pequena parte de uma bacia sedimentar onde são desenvolvidas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.
BR GAAP
Sigla da expressão Generally Accepted Accounting Principles in Brazil, (princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil).
Brent
Mistura de petróleos produzidos no Mar do Norte, oriundos dos sistemas petrolíferos Brent e Ninian, com grau API de 39,4º e teor de enxofre de 0,34%.
Bunker
Combustível para abastecer navios.
Letra C
Campo
Área produtora de petróleo ou gás natural a partir de um reservatório contínuo ou de mais de um reservatório, a profundidades variáveis, abrangendo instalações e equipamentos destinados à produção.
Capacidade instalada
Capacidade de processamento da unidade, autorizada pela ANP.
Carga (total) processada
Total de petróleo cru, somado às correntes de reprocessamento e derivados intermediários, processado nas plantas de destilação.
Carga fresca processada
Total de petróleo cru processado nas plantas de destilação.
Certificados de recebíveis imobiliários (CRI)
Títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários – fluxo de pagamentos de contraprestações de aquisição de bens imóveis, ou de aluguéis – emitidos por sociedades securitizadoras. A remuneração dos CRIs é isenta de imposto de renda para investidores pessoas físicas.
Cesta de referência da Opep
Saharan Blend (Argélia), Minas (Indonésia), Bonny Light (Nigéria), Arab Light (Arábia Saudita), Dukhan (Catar), BCF-17(Venezuela), Iranian heavy, Kuwait Crude, Es Sider (Líbia), Murban (Emirados Árabes Unidos) e Basrah (Iraque).
Co-geração
Geração simultânea de eletricidade e energia térmica (calor/vapor de processo), por meio do uso seqüencial e eficiente de quantidades de energia de uma mesma fonte. Aumenta a eficiência térmica do sistema termodinâmico como um todo.
Condensado
Líquido do gás natural, obtido no processo de separação normal de campo, que é mantido na fase líquida em condições normais de pressão e temperatura.
Conference call
Conferência telefônica com analistas, investidores institucionais e investidores individuais no período em que a Companhia reporta seus resultados financeiros do trimestre mais recente. Inclui informações relacionadas à visão de futuro da Empresa.
Coqueamento retardado
Forma mais severa de craqueamento térmico, transforma resíduo de vácuo em produtos mais leves, produzindo, adicionalmente, coque.
Letra D
Derivativo
Contrato ou título cujo valor está relacionado aos movimentos de preço de um título, instrumento ou índice subjacente. Pode ser utilizado como instrumento de hedge.
Doença do trabalho
Doença adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e que com ele se relaciona diretamente.
Dow Jones Sustainability Index (DJSI)
Reflete o retorno de uma carteira teórica composta pelas ações de empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Considerado o mais importante índice de sustentabilidade no mundo, serve como parâmetro para análise dos investidores sócio e ambientalmente responsáveis.
Letra E
E&P
Exploração e produção de petróleo e gás natural.
Ebitda (Earnings before interest, taxes, depreciation & amortization expenses)
Resultado antes de juros, impostos, depreciação e despesas de amortização.
Eteno ou etileno
Produto petroquímico básico da família das olefinas leves (C2H4) produzido a partir da nafta ou etano.
Letra F
Flex-Fuel
Automóveis ou utilitários leves, que operam com gasolina, álcool ou quaisquer misturas destes combustíveis. O usuário escolhe o combustível na hora de abastecer,considerando a disponibilidade e o custo do combustível ou o desempenho do veículo.
FPSO- Floating, Production, Storage & Offloading
Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo construída a partir de um navio.
Letra G
Gás liquefeito de petróleo (GLP)
Mistura de hidrocarbonetos com alta pressão de vapor, obtida do gás natural em unidades de processo especiais, que é mantida na fase líquida em condições especiais de armazenamento na superfície.
Gás natural
Todo hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que permaneça em estado gasoso em condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros.
Gás natural associado
Gás natural produzido juntamente com o óleo. As jazidas de petróleo geralmente são compostas de três fases: óleo, gás e água. No caso em questão, o gás é obtido após processo de separação física da fração líquida do petróleo. Há também o gás não associado, produzido a partir de jazidas puramente de gás. Nesse caso, não há necessidade de separação física durante sua produção. Em ambos os casos, porém, depois de produzido e/ou separado, o gás é processado antes de ser colocado à venda, de modo a atingir os padrões de qualidade exigidos.
Gás natural liquefeito (GNL)
Gás natural resfriado a temperaturas inferiores a -160ºC para transferência e estocagem como líquido.
Gasolina natural
Líquido do gás natural, cuja pressão de vapor é um meio-termo entre a do condensado e a do gás liquefeito de petróleo, obtido por um processo de compressão, destilação e absorção.
Governança corporativa
Relação entre agentes econômicos (acionistas, executivos, conselheiros) com capacidade de influenciar/determinar a direção e o desempenho das corporações. A boa governança corporativa garante, aos sócios, eqüidade, transparência e responsabilidade pelos resultados.
Grau API do American Petroleum Institute (ºAPI)
Forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente à densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 31 são considerados leves; entre 22 e 31 graus API, são médios; abaixo de 22 graus API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10, são petróleos extrapesados. Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.
Grau de Investimento
Nível de classificação de risco a partir do qual a empresa é considerada de baixo risco e, portanto, seus valores mobiliários podem ser adquiridos por investidores mais conservadores. Também se utiliza o termo Investment Grade.
Letra H
Hedge
Posição ou combinação de posições financeiras que contribuem para reduzir algum tipo de risco.
Letra I
Ibovespa
Índice Bovespa Indicador de variação de preços de uma carteira teórica de ações definida periodicamente pela Bolsa de Valores de São Paulo.
Índice de reposição de reserva (IRR)
Relação entre o volume de reservas incorporadas no ano e o volume total produzido no mesmo ano.
Índice de sucesso exploratório
Número de poços exploratórios com presença de óleo e/ou gás comerciais em relação ao número total de poços exploratórios perfurados e avaliados, no ano em curso.
Investment Grade
Vide Grau de Investimento.
ISO 14001
Norma internacional, elaborada e gerenciada pela International Organization for Standardization, que especifica os requisitos de sistemas de gestão ambiental, visando, inclusive, à certificação desses sistemas.
Letra L
Líquido de gás natural (LGN)
Parte do gás natural que se encontra na fase líquida em determinada condição de pressão e temperatura na superfície, obtida nos processos de separação de campo, em unidades de processamento de gás natural ou em operações de transferência em gasodutos.
Letra M
Margem bruta
Lucro bruto ÷ receita líquida.
Margem Líquida
Lucro líquido ÷ receita líquida.
Margem operacional
Lucro operacional ÷ receita líquida.
Market share
Fatia ou participação no mercado.
Letra N
Nafta
Derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos.
Novas fronteiras
Áreas de bacias ou bacias ainda pouco exploradas.
Letra O
Offshore
Localizado ou operado no mar.
OHSAS 18001
Norma elaborada e gerenciada pela BSI Management Systems que especifica os requisitos de sistemas de gestão da saúde e segurança ocupacionais, visando, inclusive, à certificação desses sistemas.
Óleo
Porção do petróleo existente na fase líquida nas condições originais do reservatório e que permanece líquida nas condições de pressão e temperatura de superfície.
Óleo combustível
Frações mais pesadas da destilação atmosférica do petróleo. Largamente utilizado como combustível industrial em caldeiras, fornos, etc.
Onshore
Localizado ou operado em terra.
Opep
Organização dos Países Exportadores de Petróleo — Argélia, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Venezuela.
Letra P
Petróleo
Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado.
Petróleo cru (ou óleo cru)
Aquele que entra pela primeira vez numa planta de processo.
Polietileno
Produto petroquímico utilizado na produção de tonéis, vasos, embalagens para filmes, plásticos para embrulhar roupas e materiais de pequeno peso.
Polipropileno
Produto petroquímico com aplicações semelhantes às do polietileno de alta densidade: filmes, caixas para bebidas, embalagens, etc.
Propeno ou propileno
Petroquímico básico produzido a partir da nafta ou propano que serve de matéria-prima para a produção de polipropileno.
Letra R
Reserva
Recursos descobertos de petróleo e/ou gás natural comercialmente recuperáveis a partir de determinada data.
Reserva provada
Reservas de petróleo e/ou gás natural que, com base na análise de dados geológicos e de engenharia, se estima recuperar comercialmente de reservatórios descobertos e avaliados, com elevado grau de certeza e cuja estimativa considere as condições econômicas vigentes, os métodos operacionais usualmente viáveis e os regulamentos instituídos pelas legislações petrolífera e tributária brasileiras.
Roce (Return over capital employed)
Retorno sobre o capital empregado, obtido com a fórmula: lucro líquido – resultado financeiro (líquido de IR e CSSL) / empréstimos e financiamentos médios + patrimônio líquido médio — aplicações financeiras.
Letra S
SEC
Securities and Exchange Commission — Órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais norte-americano, equivalente, no Brasil, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
SPE
Society of Petroleum Engineers.
Suezmax
Navio petroleiro com dimensões máximas que permitam a passagem pelo Canal de Suez. A capacidade de carga varia entre 150 mil e 175 mil toneladas de porte bruto.
Swap
Contrato de troca de fluxos de pagamentos entre duas partes. Um tipo tradicional de swap de petróleo consiste em contrato no qual uma parte compra por determinado preço fixo e vende pela cotação futura flutuante.
Letra U
US GAAP
Sigla da expressão Generally Accepted Accounting Principles in the United States (princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos).
Letra V
Valor de mercado
É o valor da companhia medido pelo preço das suas ações no mercado, segundo a fórmula: (Preço da ação x número de ações).
Valor patrimonial
É o valor do patrimônio líquido da companhia.
Volatilidade Medida estatística da tendência de variação de um preço ou taxa no tempo
Normalmente medida por meio da variância ou do desvio padrão, quanto maior a volatilidade da cotação, maior sua variação em torno de um valor médio.
Volume recuperável
Volume de petróleo, expresso nas condições básicas, que poderá ser obtido como resultado da produção de um reservatório, desde as condições iniciais até o seu abandono, por meio da melhor alternativa apontada pelos estudos técnico-econômicos realizados até a época da avaliação. Fórmula: volume recuperável = volume original x fator de recuperação.
Tabela de Conversão